Pediatra e Neonatologista

Lesões de Pele

Dra, o que é essa manchinha?

Alguns bebês nascem com algumas manchinhas ou lesões pelo corpo. Outros começam a apresentar essas manchinhas depois de alguns dias. Os pais costumam ficar assustados, mas na grande maioria das vezes são lesões benignas e que vão desaparecer sozinhas, sem necessidade de nenhum tratamento específico. Claro que é super importante a avaliação e a orientação do pediatra, mas até o dia da consulta, vou deixar algumas dicas para vocês.

  • Mancha mongólica: essa é a mais comum. São manchas azuladas, que aparecem principalmente na região do dorso e do glúteo, mas pode ser visível em outras partes do corpo. Elas ocorrem por uma concentração de melanina nestes locais. São mais comuns em crianças negras e de origem asiática. Estão presentes ao nascimento e vão clareando até desaparecer em alguns meses. Mas algumas crianças podem permanecer com elas ao longo da vida.
  • Mancha salmão: o nome mais correto é hemangioma plano. São manchas avermelhadas ou róseas. Localizadas com muita frequência na testa (entre as sobrancelhas) e na nuca. Mas podem estar presentes também na pálpebra, no lábio superior e em alguns pontos do couro cabeludo. Elas ocorrem pelo que chamamos de “ectasia vascular”. É como se o sangue passasse mais devagar em alguns vasos da região e por isso surge a coloração avermelhada. Elas ficam mais intensas quando o bebê chora ou faz força. Geralmente desaparecem no primeiro ano de vida.
  • Milium sebacium: também chamada de hiperplasia sebácea, são aqueles pontinhos brancos que aparecem no nariz e as vezes no queixo. Geralmente desaparecem no primeiro mês de vida. Não apertem!!
  • Miliária: são aquelas “bolinhas” que aparecem no rosto e no pescoço e que a vovó chama de “brotoeja”. São causadas pelo suor associado a obstrução das glândulas sudoríparas. Por isso, tomem cuidado com a quantidade de roupas e cobertores. Embora a pele dos recém-nascidos seja mais sensível, eles não sentem mais frio do que os adultos. Então em dias quentes, não precisa ficar todo empacotado.
  • Dermatite seborreica: também conhecida como “crosta lactea”, são descamações no couro cabeludo, face e orelhas. Não se sabe exatamente a causa, mas são lesões benignas e não estão relacionadas com má higiene. Não se esforcem tanto em remover as caspas. Façam isso aos poucos, durante o banho ou após, com uma escova suave. Existem alguns produtos que auxiliam essa remoção, como o Stelaker da Mustela e também podem ser utilizados óleos vegetais como óleo de coco, de girassol ou de semente de uva.
  • Eritema tóxico: uma irritação da pele em que se formam manchas avermelhadas (parece uma alergia). Não há uma explicação do que realmente causa as lesões, mas a principal hipótese é justamente o contato da pele muito sensível com a água e os tecidos. Não tem nenhum tratamento específico, e a única recomendação é hidratar a pele. Em média, desaparece na primeira semana de vida.
Arlete Primo - Doctoralia.com.br