Consulta do adolescente

A adolescência tem diversas peculiaridades e por isso, apesar de não ser hábitos das família, é uma fase que o acompanhamento médico precisa ser muito rigoroso. Muito antes da adolescência se inciar temos o período pré-puberal, marcado pelo aparecimento dos caracteres sexuais secundários, e que pode começar muito cedo, já por volta dos 8 anos nas meninas e 9 anos em meninos. Após os 10 anos a tendência é que esse processo se acelere, com o estirão de crescimento e nas meninas ainda tem a primeira menstruação (menarca).

            Nesta fase temos também diversas mudanças comportamentais que podem deixar os pais de cabelo em pé. O apoio do pediatra pode ser de grande ajuda para lidar com esses comportamentos.

            Outro ponto é que esse crescimento acelerado e as mudanças físicas exigem uma boa nutrição e suplementação, além dos exames para avaliar deficiências nutricionais e doenças metabólicas.

            Um ponto importante da consulta é que a partir dos 10 anos temos um momento de conversa individual com o adolescente, em que teremos a oportunidade de abordar e orientar temas mais sensíveis e possíveis angústias que o adolescente possa estar vivendo. E excetuando situações em que observamos um grande risco a saúde, o adolescente tem direito ao sigilo em relação ao que foi conversado nesse momento.

 

O que avaliamos nessa consulta:

  • Estadiamento puberal
  • Ganho de peso e estatura
  • Comportamento e saúde emocional
  • Sexualidade, relação com os pares e experimentação de substâncias de abuso
  • Vacinação do adolescente
  • Necessidade de exames laboratoriais ou de imagem

Onde nos Encontrar

Vila Mariana:

Rua José Antônio Coelho, 801, térreo

Contato: (11) 91225-4534

Tatuapé:

Rua Padre Estêvão Pernet, 718, sala 813

Contato: (11) 91225-4534

Telemedicina: pelo e-mail de contato.

@2022 | Dra. Arlete Primo – Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: